sábado, 2 de fevereiro de 2008

Senhora das Candeias - Landim (V.N.Famalicão)

No dia 2 de Fevereiro, alguns elementos Bicigóticos rumaram às festas da Senhora das Candeias que se realizam na Freguesia de Landim.
O meio de transporte utilizado foram as bicicletas antigas do Jerónimo, que mais uma vez disponibilizou-as para este passeio-convívio.
Acabei por aparecer na festa para confraternizar com o grupo e tirar algumas fotos.
Senhora das Candeias
As origens da festa da Senhora das Candeias [hoje chamada Festa da Apresentação do Senhor] perdem-se no tempo. Era uma das festas religiosas a que os Agostinhos [Cónegos que viviam no Mosteiro] tinham especial devoção. Foi, é e continuará a ser uma enorme romaria. Claramente uma das maiores, se não mesmo a maior do concelho de Famalicão. Celebrada, como a Liturgia indica, no dia 2 de Fevereiro, começa com a benção das velas e procissão em direcção à igreja paroquial onde se celebra a Eucaristia. Isto é comum a todas as paróquias, pois é assim que a Liturgia indica.O específico é o mar de gente que com a Eucaristia, as tendas de comerciantes e os agricultores com o seu melhor gado se vai juntando logo pela manhã.Outrora, para desenvolver o comercio interno, à base dos frutos da terra até quase aos nossos dias, os Cónegos criaram feiras neste seu Couto de Landim, inclusivé está a da Senhora das Candeias.A parte da organização dos comerciantes no terreno tem a ver com a Junta de Freguesia, mas a organização da feira e do grande concurso pecuário, que atrai muitíssimas pessoas, mesmo vindas de longe e de fora do concelho, é da responsabilidade da Confraria do Senhor das Santas Chagas.

Foto-Reportagem: Ricardinho




2 comentários:

Anónimo disse...

EM NOME DOS BIKEONELAS, FICA AQUI EM 1ª MÃO O CONVITE AOS BICIGODOS PARA ESTAREM PRESENTES ESTE ANO NA rOTA DA CHANFANA, ESPERO QUE FAÇAM COMPANHIA AO VOSSO CAMARADA JERONIMO ESSE GRANDE TROVADOR! NÃO SE IRÃO ARREPENDER CONCERTEZA! MAIS INFORMAÇÕES EM: WWW.BIKEONELAS.COM E JÁ SSABEM, SE PUDEREM PUBLICAR NOS VOSSO BLOGUE AGRADECEMOS. SAUDAÇÕES BTTISTAS E ATÉ LÁ...

Anónimo disse...

A pasteleira que me calhou tinha ferrugem e teias de aranha de origem! Era uma bela duma Esmaltina Yé-Yé. Ao regressar, pouco antes de chegar a Santo Tirso, partiu-se-lhe um pedal em plena subida e o resultado foi mais malho. E olhem que não bebi assim tanto! :)

 
Clicky Web Analytics